Psicopedagogia na Educação Especial

Psicopedagogia na Educação Especial

Psicopedagogia na Educação Especial é uma especialização que visa instrumentalizar o docente para que tenha as habilidades técnicas no processo de atendimento de alunos atípicos ou com necessidades psicomotora. A Faculdade ELO sabe que a demanda por profissionais capacitados é crescente. Pensando nisso, trouxemos um panorama geral sobre mercado de trabalho, características, público alvo e muito mais.

Psicopedagogia: qual o seu papel?

Em primeiro lugar, vamos contextualizar o que é o que faz um psicopedagogo. Ele analisa processos e desenvolve estratégias visando o crescimento cognitivo e educacional do aluno. Faz parte da alçada desse profissional estudar como acontece a construção da educação humana, desde a primeira infância até a vida adulta. A partir de avaliações, o psicopedagogo identificará as principais dificuldades e, a partir disso, traçar estratégias personalizadas de aprendizado para aquele paciente.

Analogamente, é fundamental que esse especialista domine conhecimentos como neurociência, pedagogia, antropologia e até mesmo psicanálise. De forma clara e objetiva o psicopedagogo, através de dinâmicas e conversas com responsáveis, professores e amigos do aluno, terá um panorama geral para desenvolver um protocolo para o paciente. É importante ressaltar que o papel desse profissional não é educação, mas uma terapia voltada para aprendizagem. Ele é um dos agentes responsáveis pelo processo de inclusão e socialização na educação regular.

O Mercado de Trabalho na Psicopedagogia:

Segundo dados de publicação da American Psichiatric Associationde 5 a 15% de crianças em idade escolar apresentam algum distúrbio de aprendizagem. Por isso é fundamental que alunos, durante esse período, sejam submetidos a avaliações para identificar possíveis deficiências que necessitem de suporte especializado.

O trabalho do psicopedagogo é, além de realizar uma anamnese com a criança, desenvolver estratégias para o seu crescimento escolar junto com a equipe pedagógica. Por ser um mercado amplo, o campo de atuação desse profissional é versátil. Ele pode trabalhar em instituições públicas ou privadas, além de clínicas especializadas, hospitais, consultório próprio ou centros de pesquisa. E desde a aprovação da regulamentação em 2014, a área tem se desenvolvido cada vez mais.

Público alvo e como se tornar um psicopedagogo?

O curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia é destinado a profissionais formados em:

  • Psicologia
  • Pedagogia
  • Fonoaudiologia
  • Terapia Ocupacional
  • Assistência Social
  • Licenciaturas em: Química; Física; Biologia; Letras; História e etc.

A Faculdade ELO sabe da demanda de mercado e do tempo corrido de nossa rotina. Pensando nisso, trouxemos a pós-graduação em Psicopedagogia em Educação Especial, 100% EAD. Nossa especialização é lato-sensu e irá te preparar para ser um agente de transformação no processo ensino-aprendizagem. Além disso, o curso aborda a aplicação da psicopedagogia nos processos cognitivos e no desenvolvimento neuropsicomotor. Ademais, inclui temas transversais e específicos da área de educação especial, garantindo uma formação completa e atualizada.

Conteúdo relacionado

Comentários