Novembro Azul: conscientizar é necessário

Novembro Azul: conscientizar é necessário

O primeiro movimento relacionado ao Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003. Foi denominado Movember, em consonância com o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, que acontece no dia 17 de novembro. 

De acordo com o site oficial do movimento, desde 2003 a Movember financiou mais de 1.250 projetos de saúde dos homens em todo o mundo. O objetivo é incentivar a investigação da saúde dos homens e trabalhar em outras áreas, como saúde mental, prevenção de suicídio e câncer dos testículos.

Na realidade, essa atuação do Movember em prol de cuidar de outras áreas da saúde masculina é um objetivo que ocorre em outros países. É mais do que uma campanha de conscientização: há reuniões masculinas com o típico bigode ao estilo mexicano ou Mario Bros, que é símbolo da campanha, e debates sobre depressão masculina, ansiedade, etc.

É importante acrescentar que a quimioterapia é um processo que causa, na maioria das vezes, a perda de todo o cabelo. Muitos homens sofrem da diminuição da auto estima por esse fator. A mobilização de colaboradores e a arrecadação de fundos para apoiar essa causa também faz parte dos movimentos do Novembro Azul.

Novembro Azul no Brasil

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que existe desde 2008 e media o debate entre os profissionais da saúde, a sociedade, o poder público e a iniciativa privada. O movimento tem o objetivo de quebrar preconceitos masculinos quanto a necessidade de ir ao médico e fazer o exame de toque. O Instituto já realizou mais de dois mil ações pelo país, inclusive bastante simbólicas, como a iluminação do Cristo Redentor e outros monumentos, adesão de várias celebridades e corridas de rua e autódromos. Conta com atividades informativas e preventivas, como palestras e eventos populares.

Na Campanha do Novembro Azul de 2020, há um alerta gritante: altos índices de câncer de próstata. Segundo pesquisa da American Cancer Society, 1 a cada 7 homens será identificado com Câncer de Próstata durante a sua vida.

O que é o Câncer de Próstata?

O Câncer de Próstata é o tipo que mais incide em homens e também o segundo mais mortal. A próstata é indispensável para a fertilidade, localizando-se abaixo da bexiga, em frente ao reto. O Câncer de Próstata não apresenta nenhum sintoma no início e pode acabar sendo diagnosticado tardiamente. A falta de informação é um obstáculo para prevenir a doença, daí uma das importâncias de um projeto como o Novembro Azul. 

Alguns sintomas que se manifestam comumente em fases já avançadas da doença:

  • Dor, ardor e vontade frequente de urinar, junto com a sensação de que a bexiga está frequentemente cheia 
  • Urina com cor escura
  • Dor ao ejacular

O Novembro Azul é uma excelente oportunidade para reforçar a conscientização quanto aos riscos do Câncer de Próstata e sobre a necessidade de prevenir, diagnosticar e cuidar da saúde, deixando de lado estigmas e tabus. 

A Faculdade Elo apoia o Novembro Azul!

Conheça também os nossos artigos sobre saúde mental no trabalho e saúde profissional.

 

Conteúdo relacionado

Comentários