A importância do planejamento financeiro

A importância do planejamento financeiro

Quando falamos em se planejar financeiramente, alguns pilares são essenciais para o início desse processo. Conheça um pouco de cada um deles.

A relação entre o trabalho, dinheiro e consumo

Não é de hoje que o trabalho é associado ao dinheiro e consequentemente (quase que naturalmente) ao consumismo. Mas nem sempre foi assim, em um passado não muito distante, especificamente entre os séculos XVI e XIX – marcado pela escravidão no Brasil – não se tinha retorno financeiro em troca da mão de obra, dessa maneira o consumismo partindo da classe trabalhadora era quase inexistente, onde se definia apenas uma luta pela subsistência.

Hoje o cenário é outro, o Brasil ocupa o 7º lugar no ranking de país mais consumista (de acordo com relatório do WorldWatch Institute), esse fato pode nos levar a diversos questionamentos. Você costuma parar para analisar com o que está gastando o seu dinheiro? Se tem mesmo a necessidade de fazer determinada compra? Se está fazendo um consumo consciente? Ou até mesmo se vai conseguir pagar sem sufoco? As respostas para essas perguntas podem ser filtros determinantes para a sua vida financeira não ser um fracasso.

 

Orçamento Pessoal e Familiar

A elaboração orçamental é uma das estratégias mais usadas em um planejamento financeiro. É como se fosse um roteiro, onde são registradas todas as atividades que envolvem dinheiro de uma pessoa ou família, como gastos (despesas), entradas (receitas), juros, dentre outros.

Existem vários tipos orçamentos, porém, todos possuem o mesmo intuito de acompanhar a vida financeira em um determinado período, para que seja possível controlar e monitorar o seu dinheiro. É uma ferramenta imprescindível que irá ajudar a alcançar as suas metas.

Ter um orçamento equilibrado, é a base para um excelente planejamento financeiro. Assim, é importante conhecer a diferença entre dois tipos de orçamentos: o pessoal e familiar.

  • Orçamento pessoal

O próprio nome já diz muito, é aquele tipo de orçamento que se refere a uma única pessoa. Nesse caso, fazê-lo é mais simples. Para começar a organizar o orçamento pessoal, só basta reunir todos os seus faturamentos, e logo após, todas as suas despesas.

É interessante separar por categorias, como o que pretende gastar dentro de um mês, o que pretende poupar, investir, gastos com compras eventuais e gastos com lazer. Uma boa dica é poupar pelo menos 20% da sua renda mensal, como é indicado por especialistas.

  • Orçamento familiar

Já no orçamento familiar, segue a mesma lógica do pessoal, mas dessa vez, se refere a mais de uma pessoa. Assim, uma só pessoa fica responsável pela soma de todas as despesas da família, ou em conjunto com os outros membros, projetam esse orçamento.

Nesse casso, ressalta-se uma atenção especial por envolver mais de uma pessoa, pois as chances de riscos inesperados são maiores, sendo necessário ter uma boa reserva para superar surpresas negativas.

 

Receita x Despesa

Receita e despesa são categorias que medem o desempenho econômico de uma pessoa, família, empresa, entre outros. Com essa dupla conseguimos saber se houve lucro, prejuízo ou até mesmo nulidade (quando receita e despesa se equivalem, não provocando variações significativas).

A receita é conhecida como parte positiva da contabilidade (ciência que estuda o patrimônio), ela surge quando acontece uma entrada de capital. Já a despesa, o contrário, é o gasto do capital.

Elaboramos uma tabela para você entender melhor como funciona na prática:

 

Seus sonhos e o Horizonte de Investimento

Você sabe em quanto tempo alcançará os seus sonhos? Pretende que seja rápido ou mais demorado? Aposto que o mais rápido possível, acertei?!

O horizonte de investimento nada mais é do tempo que o investidor deixará o seu capital aplicado a um determinado investimento. Esse horizonte deve estar alinhado a sua meta, assim saberá se o investimento se enquadra ao curto, médio, ou ao longo prazo.

Para distinguir esses prazos é fácil: quanto mais tempo o seu dinheiro ficar aplicado, mais ele renderá, e quanto menos tempo ficar aplicado, menos lhe dará retorno. Se baseando nessa lógica, escolherá qual o melhor tipo de investimento para você.

 

Disciplina e planejamento

Ser disciplinado e planejado são duas características muito fortes em pessoas de sucesso. Mas, é importante destacar que essas habilidades são desenvolvidas ao longo do tempo, até porque ninguém nasce disciplinado e com planejamentos definidos.

Saiba que todos nós temos a capacidade de desenvolver esses conceitos.

Afinal, o que é ser disciplinado?

É fazer o que deve ser feito estando com vontade ou não, pois a vontade é ligada ao nosso lado emocional, e dificilmente ela estará lá. Enquanto a disciplina te levará ao topo mais rápido.

E qual é a importância do planejamento?

Planejamento é o meio mais eficaz para tornar o seu objetivo possível. Ele faz com que você não perca tempo tomando decisões erradas, que não estavam planejadas. Na verdade, o que acontece é um investimento de tempo para um futuro mais assertivo.

 

 

 

 

Conteúdo relacionado

Comentários